Dois fortes terremotos quase consecutivos que sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24/6) deixaram pelo menos 164 morts, dezenas de prédios destruídos e cidades sem energia elétrica, em um cenário de destruição que provoca o temor de um balanço muito mais grave. Há ainda cerca de 1.000 ferids. Os números foram confirmados pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, nesta quinta-feira (26/6).
Uma equipe da reportagem que seguiu para a área próxima de Caracas observou dezenas de prédios que desabaram ou ficaram com graves danos. Não havia energia elétrica e as pessoas passaram a noite nas ruas, procurando parentes entre os escombros.
“Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina”, disse Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa.
O primeiro terremoto, de 7,2 graus de magnitude, aconteceu às 18h04 (19h04 de Brasília), com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Quase um minuto depois, a alguns quilômetros de distância, aconteceu o segundo tremor, de 7,5 graus de magnitude, o mais potente registrado na Venezuela desde 1900, segundo dados do USGS.
“Foi terrível, foi terrível. Tudo, tudo desabou, tudo, tudo”, disse Yilsmaris Blanco, moradora de La Guaira, de 39 anos.
“Agradecemos a Deus (…) porque estamos vivos, mas há pessoas que estão sofrendo com seus familiares soterrados, com seus familiares esmagados que não conseguem retirar”, acrescentou.
Fonte: O tempo










