Um mapeamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) revela que 57% das mortes violentas intencionais em Pernambuco ocorreram em apenas 14 municípios. Os dados, referentes a 2025, reforçam a necessidade de intensificação das ações policiais nesses territórios, além da participação das prefeituras em iniciativas de prevenção cidadã.
Oficialmente, 3.132 mortes foram contabilizadas pela polícia no ano passado. A taxa foi de 32,76 vidas perdidas por 100 mil habitantes, a menor da série histórica iniciada em 2004.
O Recife concentrou o maior número de assassinatos: 573. Os outros municípios, na sequência, foram Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Caruaru, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Goiana, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Moreno e Igarassu. Juntos, os 14 representam só 8% do total de cidades pernambucanas.
Em 2025, Petrolina (PE) aparece como a terceira cidade com maior número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em Pernambuco com 180 casos registrados.
As estatísticas englobam os homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e os óbitos decorrentes de ações policiais. (Foto: Beatriz Oliveira).
fonte: Edenevaldo Alves








