A quarta-feira, 16 de julho, está marcada na história do município de Dormentes. Pela primeira vez em seu mandato, a prefeita Corrinha de Geomarco recepcionou uma comitiva internacional, proveniente da Costa do Marfim, país localizado na África Oriental. Na oportunidade, a gestora apresentou ao embaixador Alassane Zie Diamountènè, todas as potencialidades do município sertanejo com destaque para a caprinovinocultura, segmento em que Dormentes é referência nacional.

Logo após uma solenidade de recepção, realizada no auditório do Memorial e Centro Cultural Geomarco Coelho de Sousa, a comitiva estrangeira, acompanhada de equipes das superintendências da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) de Petrolina, Aracajú e Teresina, visitou as instalações do Abatedouro Municipal, gerido pelo Frigorífico D’Terra. Na parte da tarde, os visitantes puderam ver de perto a tradicional Feira Semanal de Animais, no Pátio de Feiras e Eventos Evércio Coelho de Macedo, onde também conheceram exemplares premiados do Berganês, carneiro desenvolvido por dormentenses a partir da mistura das raças Bergamácia e Santa Inês.

“Na Costa do Marfim a produção agrícola é baseada na agricultura familiar e temos as mesmas problemáticas encontradas aqui no Brasil, a exemplo da segurança alimentar. Aos poucos estamos aumentando a nossa produção de bovinos, caprinos e ovinos e queremos alavancar esse desenvolvimento com o objetivo de que tenhamos uma produção comercial para atender o aumento do consumo nas grandes cidades. Por isso viemos acompanhar as políticas públicas que estão sendo praticadas aqui a fim de estabelecer um protocolo de cooperação para que possamos trocar experiências visando o desenvolvimento regional em nossos países. Já vou pedir ao nosso veterinário para que assim que ele voltar dos Estados Unidos possa vir à Dormentes para acompanhar de perto toda a cadeia produtiva e já estou esperando o convite formal para que possamos participar da próxima Caprishow”, pontuou um bem-humorado embaixador Alassane.
“Hoje nosso coração está cheio de alegria e gratidão. Dormentes é conhecida nacionalmente como a terra da ovinocaprinocultura, somos o 1º lugar do estado de Pernambuco e esse não é apenas um título simbólico, ele traduz a essência do nosso povo. Essa visita representa uma oportunidade de estreitar laços entre culturas que compartilham semelhanças. Acreditamos que temos muito a compartilhar e também a aprender. Que possamos juntos fortalecer conexões e encontrar caminhos para novas parcerias e intercâmbios”, projetou a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco.
Texto: Felipe Pereira/ Isabella Mendes – AsCom Prefeitura de Dormentes
Fotos: Chico Coelho