O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado Federal. Com a nomeação, a parlamentar pernambucana se torna a primeira mulher da história a ocupar o cargo, considerado um dos mais estratégicos da articulação política do Palácio do Planalto no Congresso Nacional.
A função é responsável por coordenar o diálogo entre o governo federal e os senadores da base aliada, além de conduzir negociações para a aprovação de projetos prioritários do Executivo.O anúncio foi feito pelo próprio presidente em suas redes sociais.
Segundo Lula, Teresa terá a missão de articular o debate e a tramitação de propostas consideradas centrais para o governo, como a PEC da Segurança Pública e o projeto que prevê o fim da escala de trabalho 6×1.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação”, escreveu o presidente.
Ao agradecer a indicação, Teresa afirmou que assume a nova responsabilidade pautada pelos seus princípios na sua trajetória política: “lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”.A chegada de Teresa ao posto amplia a trajetória da parlamentar que, em 2022, se tornou a primeira mulher eleita para o Senado por Pernambuco.
Professora e sindicalista, construiu sua carreira política na área da educação e exerceu quatro mandatos como deputada estadual antes de chegar ao Congresso Nacional.Agora, ao assumir a liderança do governo no Senado, Teresa Leitão tornou-se a primeira mulher a ocupar uma das funções mais importantes da articulação política do Executivo federal dentro da Casa Legislativa. Fonte: JC_PE










