Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal cumpriu mandados judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A operação inclui medidas restritivas que atingem diretamente o ex-chefe do Executivo, entre elas o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica.
De acordo com a defesa de Bolsonaro, os mandados foram cumpridos em sua residência, em Brasília, e em locais ligados ao Partido Liberal (PL), legenda à qual ele é filiado. A ação é mais um desdobramento de investigações conduzidas pelo STF.
Entre as determinações impostas pela Corte, Bolsonaro está proibido de acessar redes sociais, comunicar-se com outros investigados no mesmo inquérito e de manter contato com embaixadores ou diplomatas estrangeiros. Ele também não poderá se aproximar de embaixadas.
Além disso, o ex-presidente deverá cumprir um toque de recolher, permanecendo em sua residência entre as 19h e 7h da manhã.
As novas medidas fazem parte das investigações que miram atos antidemocráticos e outras possíveis irregularidades atribuídas ao ex-presidente.